terça-feira, 9 de novembro de 2010

Qual tipo de depilação é melhor pra você

Lâmina

Vantagens

● É indolor! Mas exige cuidado para você não cortar a pele com a lâmina e sair do chuveiro sangrando.
● Não requer muito investimento. Apesar disso, os dermatologistas lembram que o aparelho deve ser trocado a cada três depilações e descartado se enferrujar.
● Você pode raspar os pelos em qualquer lugar: em casa, na academia, durante uma viagem... É o verdadeiro quebra-galho!

Desvantagens

● O pelo cresce rápido. Em um ou dois dias, já está despontando.
● Algumas mulheres podem ter alergia. Vale procurar outra técnica.
● O encravamento é comum e ainda podem aparecer bolinhas parecidas com espinhas. Uma saída é usar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos. Isso diminui a irritação, mas o crescimento é mais rápido.
● A espessura dos pelos é geneticamente determinada e a lâmina não os engrossa. Mesmo assim, ela corta apenas a ponta do fio, a área mais fina. Portanto, sem essa parte, temos a impressão de que o pelo ficou áspero e grosso.

Para melhorar o resultado

Troque a espuma do sabonete pelo condicionador de cabelo. Ele age como lubrificante, pois forma uma película que ajuda no deslizamento e facilita a retirada dos pelos. 


Cremes depilatórios

Vantagens

● Assim como a lâmina, não arranca os pelos pela raiz. Logo, não há dor.
● Com o creme, o pelo cresce mais devagar do que com a lâmina, pois tem uma substância química que inibe a velocidade de crescimento para três a cinco dias após o uso.
● Com ativos hidratantes como óleos e manteigas, além da vitamina E, combatem o ressecamento do corpo ao mesmo tempo que removem os pelos - bom para quem tem pele desidratada!

Desvantagens

● Como não arranca a raiz do pelo, o crescimento é mais rápido e dá a sensação de estar mais grosso do que quando se usa cera.
● Apesar das fórmulas estarem mais modernas, o cheiro na hora da aplicação ainda é forte.
● Você vai precisar entrar no chuveiro para remover o produto de forma eficiente.
● Por usar uma substância química, pode causar alergia em quem tem a pele sensível ou predisposição a isso.

Para melhorar o resultado

É fundamental fazer o teste de sensibilidade na dobra do braço antes de aplicar de fato o creme na área a ser depilada! Só assim você evita surpresas desagradáveis como irritação ou alergia (precisa refazer o teste sempre que trocar de marca!). Também controle o tempo da aplicação de acordo com a recomendação do fabricante. Deixar o cosmético em contato com a pele.

Cera

Vantagens

● Arranca os pelos pela raiz, o que garante um resultado duradouro: cerca de 20 dias.
● Com o tempo, os pelos começam a nascer mais finos e a raiz tende a atrofiar, diminuindo a quantidade.
● A fórmula das ceras disponíveis no mercado, tanto quente como fria, tem ativos que acalmam a pele, como a camomila e a aloe vera.

Desvantagens

● A dor varia de mulher para mulher. Mas, como o método arranca os pelos pela raiz, sempre causa algum tipo de desconforto.
● O calor da cera quente pode estimular o escurecimento da axila ou virilha, especialmente em mulheres morenas e negras. Nesse caso, a cera fria é a melhor opção.
● Como os pelos nascem mais finos, podem encravar: eles não têm força para romper a barreira da pele e acabam presos por baixo dela.
● Se for fazer em casa, é necessário um pouco de prática. Na primeira vez, puxar o celofane ou a cera grudada na própria pele exige coragem!

Para melhorar o resultado

Use um esfoliante corporal um ou dois dias antes de depilar com cera. Remover as células mortas ajuda a liberar os pelos que estão encravados. 

Depiladores elétricos

Vantagens

● Apesar do investimento (o preço deles pode variar de 150 a 500 reais) na hora da compra, o custo acaba valendo após você usá-los por alguns meses. E eles costumam ter vida útil de cerca de seis anos.
● Os novos equipamentos são superpráticos - você pode depilar o corpo com eles em qualquer lugar, principalmente os recarregados com bateria.
● Por funcionar sem lâminas, não há o risco de cortes.

Desvantagens

● Os fabricantes indicam o uso em todas as áreas do corpo, inclusive rosto. Mas casos de beliscões e hematomas onde a pele é mais sensível - virilha e entre as coxas, por exemplo - não são raros. Fazer depilação íntima com ele nem pensar!
●  Como todo método de remoção de pelos pela raiz, dói. Pernas e coxas menos do que virilhas e axilas.
●  Nem todos possuem cabeçotes que podem ser lavados com água. Isso prejudica a higiene e a durabilidade do produto. Os dermatologistas ainda recomendam que o aparelho seja de uso pessoal. ou seja,  não dá para emprestar nem para a melhor amiga.

Para melhorar o resultado

Não espere os pelos crescerem demais entre as sessões. Se eles estiverem curtos, não só a dor é menor mas também o risco deles partirem ao meio (em vez de serem removidos pela raiz) também diminui.

2 comentários:

  1. Olá, KArline! Já conhece a depilação definitiva? Conheça a RIO IPL 8000 no site www.depilacao.eu! :)

    ResponderExcluir
  2. hi this is very nice blog and unwanted hair is a big problem for depilação definitiva all persons HPL technology provides more excellent long-term results in the removal of hair, leaving skin silky smooth and hairless.

    ResponderExcluir